Turma 2º J - Escola EB Pontes

Turma 2º J - Escola EB Pontes

domingo, 18 de outubro de 2009

Formação de Portugal


Era uma vez, há muitos milhares de anos, um território onde fica hoje Portugal, que fazia parte da Península Ibérica. Esse território era muito rico em terras férteis, água e metais.

A Península Ibérica foi habitada por muitos povos. De entre eles, destacaram-se os Iberos, os Celtas, os Lusitanos, os Fenícios, os Gregos, os Cartagineses, os Romanos, os Visigodos e os Árabes, também chamados Mouros.

Todos deixaram na Península os seus vestígios, hábitos, costumes, técnicas e conhecimentos. Os mais importantes foram os Romanos e os Árabes, pois viveram cá mais tempo.

Vestígios dos Romanos: estradas, pontes, monumentos, a numeração romana, a religião cristã e o latim, língua que deu origem ao português que hoje falamos.
Vestígios dos Árabes: técnicas de rega dos campos, como a nora e a picota, a bússola, a cultura do algodão, do arroz, da alfarrobeira e dos citrinos, palavras começadas por «al» como «alface», «algarismo», «alguidar»…

Os Cristãos lutaram contra os Mouros. Depois de muitas batalhas, conseguiram expulsá-los pelo sul da Península Ibérica. D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal. Nasceu no castelo de Guimarães, que é considerado o berço da nacionalidade.

D.Afonso Henriques primeiro rei de Portugal

D. Afonso Henriques também foi o primeiro rei a lutar contra os Mouros, tendo conquistado muitas terras.

O alargamento do território demorou mais de um século, porque os Mouros voltavam a conquistar as terras perdidas. E só terminou em 1249, no reinado de D. Afonso III, com a conquista definitiva do Algarve.

Portugal ficou completamente formado no reinado de D.Afonso III

Nesses tempos, a sociedade estava dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e o povo.

O clero dedicava-se ao ensino da religião cristã. Vivia em conventos. A sua alimentação era como a dos nobres.

A nobreza tinha soldados, explorava a agricultura e a caça e aplicava os impostos ao povo. Vivia em palácios simples e alimentava-se de carne, peixe, ovos e queijos.

O povo vivia em casas pobres à volta dos castelos. Alimentava-se de legumes, pão e fruta. Trabalhava na agricultura para os nobres.

No sec. XV iniciou-se a expansão marítima. Foi no reinado do rei D. JoãoI.

Os portugueses eram muito aventureiros e queriam desvendar os mares, até aí desconhecidos e assustadores, para descobrir novas terras. O grande sonho dos portugueses, era dilatar a Fé e o Império, ou seja, espalhar a fé cristã e aumentar o poder de Portugal, com as riquezas que pudessem trazer das novas terras conquistadas.

O infante D. Henrique, filho do rei D. João I, foi o impulsionador dos Descobrimentos, criando uma Escola Náutica em Sagres (no Algarve), que servia para ensinar aos futuros marinheiros as artes de navegar.



Retirado de:http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/historia.htm">

Sem comentários:

Enviar um comentário